Ronaldo Pinatti Varani
Nascido em 1993, em São Bernardo
do Campo no ABC Paulista. Ronaldo
cresceu em meio a uma cidade grande,
seu contato com as Belas Artes eram
quase nulos, a não ser por lampejos
artísticos que alguns membros de sua
família se propunham a realizar.
Teve uma avó que pintava panos de
prato com louvor e foi da mesma que
ele "pegou" suas primeiras tintas.
Trabalhou com pintura residêncial com
seu avô e tio por alguns anos, tio esse
que quando mais novo fazia incríveis desenhos com lápis grafite.
Outra grande influência não só nas artes mas em tudo de sua vida foi sua mãe, que passava às tardes fazendo artesanatos como decoração de objetos... Sempre com um fundo e clima inspirador com conversas profundas e alguma música ambiente que formavam uma atmosfera única para que se pudesse entar em contato com os mais elevados sentimentos. Os dias nunca eram entediantes tendo ao seu lado alguém que sabia fazer as coisas acontecerem e nunca poupava esforços para proporcianar bons momentos, assim como eram algumas noites onde a sala de estar era transformada em um ambiente de meditação.
Essas linhas não contemplam todos os fatos que merecem sua atenção mas podem mostrar que mesmo sem intenção a arte veio pelas beiras e pelas mãos dos que estavam próximos.
Alguns momentos muito específicos da vida merecem um destaque pois eles já mais serão esquecidos. E um deles foi quando no fim dos anos 90 em uma tarde como outra, Ronaldo decide colocar para tocar no rádio um dos CD´s de seu pai, pois bem, ao apertar o play se dá início ao som de uma orquestra sinfônica e uma sequência de notas que cresciam e traziam uma sensação de espanto e grandeza, foram adentrando seus ouvidos e coração, sensação muito forte percorrendo seu corpo, mixto de entusiasmo e euforia, era o primeiro contato íntimo com o poder da música. Enquanto segurava em suas pequenas mãos aquele encarte com uma capa quase mística e com certeza sublime, viajava em sua mente entre imagens e notas. Esse fato se repetiu diversas vezes, claro que, não com a intensidade da primeira vez, mas aquele fundo de sensações veio acompanhado-o dali em diante onde começou a observar mais detalhadamente as obras de artes contidas nas capas de outros albuns durante sua audição.
Esse fato o levou a iniciar estudos musicais aos 10 anos, estudou por um bom tempo, guitarra e violão, chegou a cursar produção musical, gravou algumas músicas e ainda se utiliza da mesma para dar vazão ao seu lado criativo.
Não se sentindo inteiramente completo com a música, em 2012 começou a se envolver quase que de maneira espontânea com a pintura, e foi alí entre poucas tintas, alguns pincéis velhos e pedaços de madeira que arriscou seus primeiros traços coloridos. Dali em diante foi um casamento perfeito, se encontrou de corpo e alma, e aquela dúvida que todos temos, do que devemos fazer, agora tinha uma resposta.
Ronaldo se dedica até os dias de hoje exclusivamente para arte!
Arte que transformou sua vida e que ele espera que transforme a de outros.
De maneira singela e com muito afinco da o melhor de sí para contribuir e retribuir.

